FAQ – Dúvidas Frequentes
Esclarecimentos, informações e sugestões

Alguma dúvida? A Barroco responde!

Aqui você encontra respostas esclarecedoras a assuntos relacionados à compra de imóveis, tais como: contratos, garantias, partes do edifício, entre outras dúvidas frequentes de nossos clientes.

1

Quais são as despesas e obrigações na aquisição de um imóvel?

Na aquisição de um imóvel o comprador assume as seguintes obrigações e despesas:
• Assinatura da Escritura Pública no prazo de 60 dias após a quitação do imóvel junto à Construtora, ou imediatamente – no caso de Financiamento Bancário ou utilização do FGTS.
• Pagamento de ITBI (Imposto de Transmissão de Bem Imóvel) e as custas cartorárias.
• Solicitação de atualização de cadastro do contribuinte junto a Prefeitura local, para posterior cobrança do IPTU.

2

Quais atitudes devo tomar para que o sonho de adquirir minha casa própria, não se transforme em pesadelo?

O primeiro e mais importante passo para determinar um investimento de sucesso deve ser a escolha da construtora. Solidez, transparência, experiência, mão de obra qualificada e matéria prima de qualidade são itens que merecem atenção. Ao assinar o contrato tenha certeza de que cada cláusula foi muito bem compreendida. Se houver qualquer tipo de dúvida não hesite em perguntar.

 

Escolha bem a localização de seu novo imóvel; considere a proximidade de escolas, áreas verdes, supermercados, shopping centers e grandes avenidas. Isso, além de facilitar sua vida, contribuirá para a valorização do imóvel. Por fim, escolha a forma de pagamento ideal para você. Faça um estudo prévio para checar qual é o valor da parcela que cabe no seu orçamento.
Uma dica: economistas afirmam que esse valor não deve ser maior que 30% do total de sua renda.

3

Porque devo escolher a CONSTRUTORA BARROCO?

A Construtora Barroco desenvolve projetos na construção e incorporação de empreendimentos na cidade de São Paulo há 35 anos e destaca-se por sua maestria e experiência na elaboração de projetos marcados por arte e tecnologia. Ao longo desses anos, desenvolveu a maior parte de seus projetos na área de edifícios residenciais, além de também ter atuado na construção e incorporação de condomínios de casas e edifícios comerciais, utilizando as mais modernas técnicas e tecnologias de engenharia civil e arquitetura. Para garantir a solidez e confiança de seus empreendimentos, a Construtora Barroco está sempre em busca de aprimoramento e desenvolvimento. Temos muito orgulho por entregar aos nossos clientes construções com qualidade e segurança, estando sempre dentro do prazo previamente estabelecido, e com o acabamento inconfundível que só a Barroco tem.

4

Apartamento na planta ou construído, o que é melhor?

A insegurança de adquirir imóveis na planta se dá, na maioria dos casos, quando a construtora não apresenta solidez e nem credibilidade. Não é o caso da Construtora Barroco. Nela, você encontra a segurança que precisa. O imóvel adquirido na planta possui vantagens que facilitam a compra, tais como: maior prazo para financiamento, entrada facilitada e menor custo.

5

Quais as garantias que eu recebo se comprar um imóvel na planta?

O “Instrumento Particular de Promessa de Venda e Compra e Outras Avenças” é um contrato registrado em Cartório que garante ao proprietário a entrega do imóvel, conforme foi acordado no ato da venda. Existe também o Código de defesa do consumidor, definido pela lei n.º 8.078 de 11/09/1990. Esta lei estabelece como princípios fundamentais a nulidade de cláusulas abusivas, a facilitação da defesa, o prazo de reflexão e a responsabilidade do fornecedor pelo produto ou serviço. Além disso, o proprietário conta ainda com a garantia de estar trabalhando em parceria com uma Construtora que possui 35 anos de experiência e já entregou mais de 200.000m² de área construída.

6

O que é Patrimônio de Afetação?

Procedimento onde a Incorporadora/Construtora destaca um empreendimento de seu patrimônio (estoque) de forma que fique isolado de sua contabilidade e todas as obrigações tributárias, trabalhistas e financeiras; não sendo atingido e nem confundido com os demais bens no caso de insolvência, falência ou demais exigências fiscais.

7

O que é Habite-se?

Documento expedido pela Prefeitura Municipal que comprova a conclusão da obra de acordo com os projetos aprovados, e autoriza a entrega do imóvel.

8

O que é Alienação Fiduciária?

É a garantia do pagamento da dívida, que se dá através da transferência do imóvel do devedor para o credor. Após a quitação da divida, o comprador recebe a posse definitiva do bem.

9

É possível a utilização do FGTS?

Sim, é possível sua utilização parcial ou integral do FGTS – para imóveis prontos.
Pré-requisitos:

– Não possuir outro imóvel
– Residir ou trabalhar na cidade do imóvel
– Valor do imóvel: até R$ 750.000,00
– Comprovação mínima de 3 (três) anos de trabalho sob o regime do FGTS.

10

Quando posso receber as chaves do imóvel?

Quando estiver totalmente em dia com as obrigações assumidas: financeiras e documentais. No caso de Financiamento Bancário, o recebimento das chaves ocorre somente após a assinatura de documentos perante a Instituição Financeira, inclusive FGTS com os respectivos créditos disponibilizados à Construtora.

Max2 Digital